Igreja da Misericórdia

Começou cerca de 1747 a construção da actual Igreja da Misericórdia, a qual demorou, por evidente falta de fundos, esmolas ou legados, até ao ano de 1792, data inscrita na viga da porta de acesso ao coro.

Até meados do séc. XVIII apenas existia um oratório com um altar para a celebração dos actos de culto, uma casa de despacho e uma sacristia.

Esta Igreja foi saqueada pelos franceses, durante as invasões nos princípios do séc. XIX, tendo sofrido outras vicissitudes que empobreceram o valor artístico do tempo. A porta principal é encimada pelo escudo real.

Tem habitualmente culto semanalmente e serve a mesma de capela mortuária, para a cidade de Trancoso.

Pese embora tudo isto, é importante ter uma visão integrada da politica social e o indispensável ajustamento às necessidades locais de forma a cuidar e proporcionar aos nossos idosos, mais qualidade e bem estar, numa lógica de rede, sustentada, naturalmente, na carta social.

A Santa Casa da Misericórdia de Trancoso possui em funcionamento três lares de idosos no concelho, três centros de dia e apoio domiciliário em diversas localidades, um Jardim de Infância e creche com capacidade para 115 crianças e ainda cantinas sociais.

Como actividades económicas possui uma farmácia, um posto de colheitas para análises clínicas e um posto de combustíveis.

É um centro urbano servido por auto-estrada e constitui hoje um atractivo dentro de actividades nas áreas dos serviços turismo e comércio.

A Santa Casa da Misericórdia de Trancoso sempre atenta a situações sociais, considera gerar sinergias por forma a melhorar a integração social e económica das populações criando-lhe condições de vida digna e com perspectivas de futuro.

É ambição prestar um serviço de proximidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *