Actividades de Apoio Social e de Solidariedade

 

A Santa Casa da Misericórdia de Trancoso, é uma Instituição secular, inspirada na doutrina cristã, tendo como missão fazer o bem pela comunidade de Trancoso, disponibilizando um conjunto de recursos para o combate à pobreza e exclusão social.

Actualmente, dedica-se a três áreas de intervenção prioritárias, a infância, o apoio ao idoso e acção social, dispondo também de uma vertente comercial em vários empreendimentos.

Assim na vertente de apoio à criança dispõe de equipamentos, designadamente Creche e Jardim de Infância e ATL.

Esta Instituição possui uma vasta experiência na área da Infância, intervindo neste domínio desde 1981. A qualidade pedagógica, relação de confiança e estabelecimento de laços afectivos entre a equipa e as crianças têm permitido conquistar uma forte reputação junto da comunidade local.

Através de uma metodologia pedagógica moderna, a criança assume um papel activo no processo de ensino/aprendizagem, tornando-se mais autónoma, curiosa, criativa e sensível ao mundo que a rodeia.

O departamento da Infância tem por missão assegurar os cuidados e acompanhamento pedagógico favoráveis ao desenvolvimento infantil integral, respeitando as necessidades e interesses individuais de cada criança.

Actualmente a SCMT acolhe cerca de 127 crianças.

No tocante do apoio ao idoso, a Santa Casa da Misericórdia de Trancoso visa dignificar e melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas e/ou em situação de dependência e integra diversas valências, através de 3 Lares para a 3ª Idade, sendo que 2 se situam em Trancoso em que se inclui uma valência para acamados e uma unidade de apoio integrado e um Lar em Cogula. Dispõe ainda da valência de Centro de Dia e apoios domiciliário em várias freguesias deste Conselho.

A missão do departamento do idoso consiste na prestação de serviços que permitam ao idoso em perda de autonomia, quer nas valências da Instituição, quer ao manter-se na sua habitação, com dignidade, através da satisfação das suas necessidades básicas salvaguardando os seus direitos.

Os nossos serviços são prestados por uma equipa qualificada, reconhecida pelos utentes, pois é reconhecido o desempenho das ajudantes familiares(conhecimentos, linguage, competência, empenho e efectividade e funcionamento do serviço administrativo).

A conduta desenvolvida, tem-se pautado por atingir determinados objectivos, concretamente, contribuir para a melhoria da qualidade de vida da pessoa dependente e respectiva família; dignificar a pessoa, promovendo a sua autonomia, bem-estar físico e psicológico; assegurar o acompanhamento personalizado de cada utente e das respectivas famílias; promover um clima de respeito, confiança, compreensão e segurança entre a equipa e o utente.

As actividades desenvolvidas, entre outras, compreendem a higiene do idoso e/ou pessoa; distribuição de refeições no domicilio; manutenção do espaço habitacional; apoio na administração de medicamentos e refeições; lavagem e tratamento de roupas e apoio social e psicológico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *